Ainda não há comentários

Pior que o frio do inverno é a frieza espiritual

Pior que o frio do inverno é a frieza espiritual

Em Efésios 5.14, na versão Almeida Revisada, lemos: “Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará”. Outras versões: “Cristo te esclarecerá”, “Cristo resplandecerá sobre ti” e “Cristo te alumiará”.

Paulo escrevia a crentes da Igreja em Éfeso. Por que exortou dessa maneira? A única resposta é que há crentes que dormem. O que caracteriza uma frieza espiritual?

1º – Lidar com as coisas sagradas como se fosse brincadeira. Não se trata do humor sadio, sim, cinismo com o sagrado.

2º – Falta de confirmação da teoria na prática. Declarar uma coisa no templo e viver outra na semana.

3º – Usar periodicamente o alimento espiritual. B + O = S (Bíblia + Oração = Santificação). Em vez do uso diário, apenas esporadicamente.

4º – Quando o material torna-se o foco da vida. Negociar as bênçãos espirituais por valores materiais. Foi o caso de Geazy, auxiliar de Eliseu, ao perseguir Naamã para receber os presentes que o profeta rejeitou.

5º – Capacidade extrema de menosprezar o semelhante. Uma das maiores ofensas a Deus é o desprezo pelo semelhante.

6º – Acostumar-se com o pecado.Peca uma vez e nada acontece: não perde o emprego. Peca de novo, nada acontece. A mente fica endurecida e a sensibilidade espiritual desaparece.

7º – Menos alegria nos átrios do Senhor do que em outro lugar. A mesma celebração que empolga um cristão é um peso para outro. Salmo 84.10 declara: “Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios”.

Não é difícil descobrir se você está acometido de frieza espiritual. Caso você se enquadre num desses pontos, cuidado, o frio está chegando.Que fazer?

1º – Despertar. “Desperta, tu que dormes…”.

2º – Levantarse.“…levanta-te dentre os mortos…”.

3º – Receber iluminação.“…e Cristo te iluminará”.Duas ações nossas e uma d’Ele, Jesus Cristo.

Cuidado ao ficar ao lado de alguém frio espiritualmente. Pode pegar uma pneumonia.

Pr. Neemias Lima

Publicar um comentário